-
Arquitetos: CRUX arquitectos
- Área: 344 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Milena Villalba
Descrição enviada pela equipe de projeto. Processo contínuo
A Casa DOM, situada no distrito de Los Pedrones, é a metade de uma residência construída nos anos 50 do século XX, que foi dividida salomonicamente em uma herança.
Em contraste com a fachada principal, a parte posterior se configura como uma espécie de "Pars rústica" com pátios e espaços para os animais, ferramentas e produção agrícola. Era o lugar das "cacheras", dos "galinheiros" e do "terrao". O lugar do trabalho do dia-a-dia, sujo, sem valor e privado.
Ao longo dos anos, a casa sofreu uma série de transformações com o objetivo de resolver necessidades específicas em momentos pontuais, cristalizando uma espécie de biografia construída da família.
Estas modificações foram feitas principalmente na parte posterior, adicionando coberturas, ampliações, novos ambientes e espaços de serviço. No entanto, devido à mudança radical que o campo sofreu a partir dos anos 70, passando de uma agricultura de subsistência a uma agricultura extensiva, estes espaços foram ficando pouco a pouco desatualizados e em desuso.
Finalmente, e como tantas outras casas da Espanha vazias, a Casa DOM deixou de ser uma residência de uso habitual e passou a ser uma casa de veraneio, a ser "a casa no campo".
As ações realizadas visam reconectar o habitante com a paisagem circundante. A ideia do projeto é continuar transformando esta casa, como vem sendo feito há 70 anos.
Ações pontuais
As extensões externas mais informais foram substituídas por uma estrutura leve que contrasta com o peso da parede de alvenaria. Quase como uma cerca, ela tem a profundidade necessária para se tornar uma sala que prolonga o espaço de estar para o exterior.
A localização e a forma dos serviços definem o caráter da planta. O banheiro no térreo é concebido como uma articulação na conexão dos andares. No pavimento do quarto, o banheiro é dividido em dois, e o terraço como espaço de moradia é equipado com elementos que abrigam os serviços que o caracterizam, como a lavanderia, um poço e uma pequena despensa.
As diferentes intervenções buscam entrelaçar diferentes camadas de tempo, para valorizar o conhecimento transmitido. Mas, acima de tudo, para aproveitar a casa, para fazer jantares para os amigos, para celebrar aniversários e para que a família venha mais à cidade aos domingos.